Três dúvidas sobre homeschooling

Três dúvidas sobre homeschooling

homeschoolingNesta mini-série de podcasts, a Profa. Camila Abadie, criadora do primeiro curso de homeschooling do Brasil, esclarece três dúvidas que preocupam os interessados nessa modalidade de educação. Seguem os temas dos programas.

Episódio 1: Educação domiciliar é ilegal?

Episódio 2: Como lidar com parentes e amigos incompreensivos?

Episódio 3: Como se estruturam rotinas e currículos na educação domiciliar?

Ouça ou baixe os episódios clicando nos players abaixo.

 

 


Neste primeiro episódio, a Profa. Abadie fala sobre as controvérsias jurídicas envolvendo a educação domiciliar. É ilegal praticar homeschooling no Brasil? O que pode acontecer no caso de uma denúncia? A quem recorrer, e como se garantir contra essa possibilidade?


Como lidar com a ignorância geral, muitas vezes agressiva, sobre homeschooling? Diferentemente do que pode parecer, é possível educar as pessoas próximas e trazê-las para o outro lado. A Profa. Abadie explica como.


Qual é o currículo do homeschooling? Quais as metodologias disponíveis? Como se organiza a rotina de estudos dentro do ambiente doméstico, com todos os afazeres que os pais têm? Ao responder a essas perguntas, Camila foi longe e levantou o problema de mantermos uma mentalidade escolar, perdendo assim o poder de aproveitar as grandes vantagens da educação em casa.


Coordenador do Instituto Virtual Isidoro de Sevilha.

5 Comentários

  • Pingback: Recomendações – Família Homeschooler

  • Olá! Já faz algum tempo que estamos pesquisando sobre homescholling e decidimos fazer o curso do Instituto. Percebi que algumas famílias oferecem várias atividades principalmente para crianças menores. Isso é recomendável? É realmente necessário submeter um criança a essa quantidade de atividades? Nosso filho tem um ano e quatro meses o que posso fazer nessa idade?Quais livros ler pra ele,alguma dica?

    Hewerton
    • Olá, Hewerton.
      Eu, particularmente, acho desnecessário encher a criança de atividades. Uma coisa é ela ver os irmãos mais velhos e, por conta do mimetismo, desejar participar das atividades. Outra é encaixá-la forçosamente em um ritmo escolar, só que em casa.
      O que você pode fazer para estimulá-la, caso veja que é necessário, é seguir as sugestões do livro que cito na aula sobre os materiais, o “Slow and steady get me ready”, ou ainda o “Coordenação motora” da Tara Losquadro Liddle.
      Sobre os livros que você pode utilizar na leitura para o pequeno, dê uma olhada aqui nessa palestra. Ela lhe dará mais elementos para selcionar os conteúdos do que simplesmente os títulos das obras: https://www.youtube.com/watch?v=CKgPgB7xyXs
      Um abraço!

      Camila Abadie
  • Muito obrigada pela dica, também acho desnecessário essa quantidade de atividades para as crianças,acho que nem dá para elas absorverem o conteúdo.(Eu Dayane,esposa de Hewerton nem acredito que posso falar diretamente com vc, é uma honra,acompanho você e sua família à algum tempo, e de fato é uma inspiração para nós). Estamos amando o curso, será muito útil na nossa jornada,sabemos que o homescholling é algo recente no nosso país, sobretudo na minha região (Vale do Jequitinhonha, MG) é algo inimaginável, não conhecemos ninguém que o pratique,mas não vamos desanimar, também somos católicos e cremos que se Deus nos deu filhos também irá prover o necessário para educá-los.Abraço!

    Hewerton
  • O que fazer quando desejamos o homeschooling, mas a criança gosta muito da escola?

    Tatiana

Deixe uma resposta